
Espaço de discussão aberto aos órgãos ou instituições, movimentos sociais, cidadãos comuns e pesquisadores, ocorreu na última sexta-feira, 5, a quinta edição do Fórum de Integração de Saberes da Universidade Federal de Sergipe. No auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), com o tema “Debates e reflexões sobre racismo”, o evento procurou debater e refletir acerca do preconceito racial e formas de superação a partir do papel das instituições.
“O racismo é um tema da maior importância e, especialmente na universidade pública, impõe alguns desafios. O objetivo aqui é ouvir a sociedade, ouvir os movimentos, para que as nossas ações estejam alinhadas às demandas da sociedade no tema do racismo”, explica a professora Karyna Batista Sposato, coordenadora dos Observatórios Sociais da UFS.



Estimulando a discussão entre diversos atores sociais e a comunidade acadêmica e externa, o evento contou com a participação de Robson Anselmo, diretor do Instituto Braços; do advogado Carlos César Zuzarte, presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB/SE; do professor Wellington Bomfim; do advogado Wesley Santana, da diretora Nordeste do Instituto Abolicionista Animal (IAA), Laura Cecília Braz, doutora em Direito, da deputada estadual Linda Brasil, de Sandra Sena, coordenadora estadual do Movimento Nacional ODS, e do professor Mário Rezende, assessor para Ações Afirmativas na UFS.
A estudante Laura Valentina prestigiou o evento por considerar “a temática relevante para a população”. No quarto período de Psicologia, ela considera o debate importante também para a sua formação, “para ter um conhecimento mais amplo da sociedade, de uma forma que eu possa trabalhar melhor; quanto mais conhecermos as maiores problemáticas, melhor oferecemos nosso trabalho para a população”.



O Fórum
Instância consultiva dos Observatórios Sociais da UFS, o Fórum de Integração de Saberes já discutiu, em edições anteriores, temas como Águas, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o Acompanhamento e Planejamento do Censo demográfico 2022, dentre outros tópicos relevantes.
Os observatórios
Estrutura administrativa voltada para o entendimento e a resolução de problemas acadêmicos e sociais, os Observatórios Sociais têm por missão elaborar, instituir e acompanhar programas e políticas de ensino, pesquisa e extensão que, de forma integrada, consolidem e ampliem a relação entre a Universidade e a sociedade sergipana.
Ascom UFS
